Problema de Interação entre Esferas metálicas Eletrizadas

14 avaliações

Duas esferas metálicas idênticas, de dimensões desprezíveis, eletrizadas com cargas elétricas de módulos e atraem-se com força de intensidade , quando colocadas a uma distância , em certa região do espaço. Se forem colocadas em contato e, após o equilíbrio eletrostático, levadas à mesma região do espaço e separadas pela mesma distância , quanto valerá a nova força de interação elétrica entre elas?

ver solução

Intensidade da Força Elétrica entre Partículas A e B e Força Resultante

7 avaliações

A força de interação elétrica entre as partículas A e B tem intensidade igual a . Atentando para a figura, determine a intensidade da força elétrica entre as partículas B e C; e
a intensidade da força resultante sobre a partícula B.

ver solução

Ache a Velocidade do Veículo para que a Frenada/Freiada consiga evitar o acidente

37 avaliações

O motorista de um carro em movimento avista um pedestre atravessando a rua metros à sua frente e freia bruscamente na tentativa de evitar um acidente. Considerando que o carro freia com uma desaceleração de e que motorista leva segundo para reagir e acionar o freio, qual é o maior valor possível da velocidade do carro para que o motorista ainda consiga evitar o acidente?

ver solução

Dilatação Térmica Superficial

1 avaliação

Há um orifício de de raio numa chapa de zinco (), que experimenta um acréscimo de temperatura na ordem de . Qual a área do furo após o aquecimento?

ver solução

Escalas Termométricas - Problema Básico

4 avaliações

Pedro montou uma escala termométrica atribuindo os valores e para os pontos de fusão e ebulição da água, respectivamente. Determine, na escala de Pedro, a temperatura correspondente a .

ver solução

Dilatação Térmica - Problema Básico

3 avaliações

Um tubo de ensaio, que inicialmente apresenta um volume interno de , experimenta um acréscimo de temperatura da ordem de . Considerando o coeficiente de dilatação volumétrica médio do vidro , calcule o volume interno final do tubo de ensaio.

ver solução

Escalas Termométricas - Exercício Básico

5 avaliações

Determine na escala Celsius a temperatura correspondente a 68ºF.

ver solução

Dilatação Térmica - Problema Básico

2 avaliações

Para se determinar a temperatura de um forno, introduz-se nele uma barra de alumínio de de comprimento, inicialmente a , até que seja alcançado o equilíbrio térmico. Verifica-se, então, que a barra sofreu uma dilatação de no seu comprimento. Considerando o coeficiente de dilatação médio do alumínio , estime a temperatura do forno.

ver solução

Dilatação Térmica de uma Barra a 20ºC quando aquecida até 170ºC

3 avaliações

De quanto será o aumento percentual no comprimento de uma barra de ferro, inicialmente a , quando aquecida até ?
Coeficiente de dilatação linear médio do ferro:

ver solução

Problema com Leis de Ohm , 6A passam num fio de 2m de comprimento, com 1,5V de tensão

55 avaliações

Utilizando um multímetro, percebemos que uma corrente de está passando por um fio de cobre de de comprimento, quando aplicada nele uma tensão de . Conhecendo-se a resistividade do cobre (), calcule a área da seção transversal desse fio.

ver solução

próximos 10