Tarcisio Lima

Queda Livre - Problema Avançado

34 avaliações

Um fazendeiro precisa saber a que profundidade de um poço em sua propriedade, para isso ele abandona uma pedra na boca do poço e espera ouvir o som da pedra atingindo a água. Com um cronômetro, ele observa que, do momento em que ele soltou a pedra até o instante em que ouviu o som dela atingindo a água, se passaram . Qual é aproximadamente a altura do poço a partir da superfície da água?
Notas: Despreze o efeito da resistência do ar, e considere a aceleração da gravidade e a velocidade do som no ar .

Cinemática - Problema Literal Avançado

4 avaliações

Quanto, no mínimo, deve valer a velocidade do movimento de uma pessoa para que ela consiga deslizar em segurança transversalmente por baixo de um carro que se move com velocidade , e que tem comprimento e largura (medidos a partir da posição das rodas), iniciando o movimento no mesmo instante em que a roda dianteira passa pela sua frente?
Nota: Desprezar todo atrito, e as dimensões do corpo da pessoa.

Leis de Ohm - Exercício Básico

91 avaliações

Sabendo que a resistência de um chuveiro elétrico é feita de um fio enrolado de níquel, calcule o comprimento do fio do resistor desse chuveiro, cuja resistência vale .

Dados: Área da seção transversal do fio =
Resistividade do níquel =

Leis de Ohm - Exercício Básico

10 avaliações

Calcule a corrente que passa por um resistor ôhmico de ligado a uma tensão de . E se dobrarmos a tensão?

Velocidade com que um objeto a 45m de altitude atinge o solo

132 avaliações

Calcule a velocidade com que um objeto abandonado de uma altura de atinge o solo. Considere a aceleração da gravidade e despreze o efeito da resistência do ar.

Problema com Leis de Ohm , 6A passam num fio de 2m de comprimento, com 1,5V de tensão

55 avaliações

Utilizando um multímetro, percebemos que uma corrente de está passando por um fio de cobre de de comprimento, quando aplicada nele uma tensão de . Conhecendo-se a resistividade do cobre (), calcule a área da seção transversal desse fio.

Ache a Velocidade do Veículo para que a Frenada/Freiada consiga evitar o acidente

37 avaliações

O motorista de um carro em movimento avista um pedestre atravessando a rua metros à sua frente e freia bruscamente na tentativa de evitar um acidente. Considerando que o carro freia com uma desaceleração de e que motorista leva segundo para reagir e acionar o freio, qual é o maior valor possível da velocidade do carro para que o motorista ainda consiga evitar o acidente?

Intensidade da Força Elétrica entre Partículas A e B e Força Resultante

7 avaliações

A força de interação elétrica entre as partículas A e B tem intensidade igual a . Atentando para a figura, determine a intensidade da força elétrica entre as partículas B e C; e
a intensidade da força resultante sobre a partícula B.

Problema de Interação entre Esferas metálicas Eletrizadas

14 avaliações

Duas esferas metálicas idênticas, de dimensões desprezíveis, eletrizadas com cargas elétricas de módulos e atraem-se com força de intensidade , quando colocadas a uma distância , em certa região do espaço. Se forem colocadas em contato e, após o equilíbrio eletrostático, levadas à mesma região do espaço e separadas pela mesma distância , quanto valerá a nova força de interação elétrica entre elas?

Escalas Termométricas - Problema Básico

5 avaliações

Pedro montou uma escala termométrica atribuindo os valores e para os pontos de fusão e ebulição da água, respectivamente. Determine, na escala de Pedro, a temperatura correspondente a .

próximos 10