Verificação da forma de distribuição de duas tomadas e uma lâmpada para construir um circuito

Descrição do Exercício:

Um estudante, precisando instalar um computador, um monitor e uma lâmpada em seu quarto, verificou que precisaria fazer a instalação de duas tomadas e um interruptor na rede elétrica. Decidiu esboçar com antecedência o esquema elétrico.

''O circuito deve ser tal que as tomadas e a lâmpada devem estar submetidas à tensão nominal da rede elétrica e a lâmpada deve poder ser ligada ou desligada por um interruptor sem afetar os outros dispositivos'' - pensou.
Símbolos adotados na Figura do Enunciado:
Qual dos circuitos esboçados atende às exigências?
As Alternativas de Resposta estão nas Figuras de Resposta.

Figura do Enunciado
Figura de Resposta A
Figura de Resposta B
Figura de Resposta C
Figura de Resposta D
Figura de Resposta E
1

O ciruito será formado por uma lâmpada, um interruptor e duas tomadas da seguinte forma:

2

''O circuito deve ser tal que as tomadas e a lâmpada devem estar submetidas à tensão nominal da rede elétrica e a lâmpada deve poder ser ligada ou desligada por um interruptor sem afetar os outros dispositivos''

3

Ou seja, as duas tomadas e a lâmpada devem estar em paralelo, pois sa duas tomadas não devem sofrer a queda de tensão da lâmpada.

4

O conjunto interruptor lâmpada deve estar em paralelo com as tomadas para que o interruptor esteja atuando somnte sobre a lâmpada.

5

Vamos analisar cada uma das alternativas.

6

Alternativa A: Falsa. O interruptor liga e desliga todo o circuito.

7

Alternativa B: Falsa. O interruptor liga e desliga a lâmpada e uma tomada.

8

Alternativa C: Falsa. O interruptor liga e desliga todo o circuito. Além de haver uma tomada em série com o interruptor.

9

Alternativa D: Falsa. O interruptor liga e desliga todo o circuito. Além de as duas tomadas estarem em série com o interruptor.

10

Alternativa E: Verdadeira. As duas tomadas e o conjunto interruptor lâmpada estão em paralelo. O interruptor atua somente sobre a lâmpada e as duas tomadas estão submetidas à tensão do circuito.

11

A Resposta é a Letra E.

enviado por Carlos Humberto de Oliveira em

quanto isto lhe ajudou ?