média de 5 em
3 avaliações

Verificação da conversão de energia na modalidade de atletismo salto com vara

Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representados na Figura do Enunciado.

Desprezando-se as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que:
A) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.
B) a energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.
C) a energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.
D) a energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.
E) a energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.

Figura do Enunciado
1

No salto com vara, a energia cinética obtida pelo atleta na etapa I se converte em energia potencial gravitacional na etapa III para ele se elevar até a altura necessária para completar o salto, conforme a Figura do Enunciado.

2

Para que o atleta atinja a máxima altura possível, a energia cinética da etapa I não pode ser desperdiçada e deve ser convertida integralmente em energia potencial gravitacional na etapa III.

3

Vamos analisar cada uma das alternativas.

4

Alternativa A: Falsa. A energia cinética obtida na etapa I deve se converter integralmente em energia potencial gravitacional na etapa III. A energia é dissipada na etapa IV.

5

Alternativa B: Falsa. A energia cinética é obtida na etapa I e energia potencial gravitacional está representada na etapa III. A etapa II representa o impulso para obter o salto e a etapa IV representa a dissipação de energia.

6

Alternativa C: Verdadeira. Para que o atleta atinja a máxima altura possível, a energia cinética da etapa I não pode ser desperdiçada e deve ser convertida integralmente em energia potencial gravitacional na etapa III.

7

Alternativa D: Falsa. Na etapa II está representado o impulso e na etapa IV está representada a dissipação de energia.

8

Alternativa E: Falsa. Na etapa III está representada a altura do salto (energia potencial gravitacional).

9

A Resposta é a Letra C.

enviado por Carlos Humberto de Oliveira em

quanto isto lhe ajudou ?