Verificação da montagem de um amperímetro e de um voltímetro para verificar a corrente e a voltagem de um circuito formado por uma geladeira e uma lâmpada

Descrição do Exercício:

Um eletricista analisa o diagrama de uma instalação elétrica residencial para planejar medições de tensão e corrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lâmpada (L), conforme a Figura do Enunciado 1 e 2. O eletricista deseja medir a tensão elétrica aplicada à geladeira, a corrente total e a corrente na lâmpada. Para isso, ele dispõe de um voltímetro (V) e dois amperímetros (A).


As Alternativas de Resposta estão nas Figuras de Resposta.
Para realizar essas medidas, o esquema da ligação desses instrumentos está representado em:

Figura do Enunciado 1
Figura do Enunciado 2
Figura de Resposta A
Figura de Resposta B
Figura de Resposta C
Figura de Resposta D
Figura de Resposta E
1

O voltímetro deve ser ligado em série para medir a voltagem de um aparelho. Assim ele deve ser ligado em paralelo com a geladeira.

2

A amperímetro deve ser ligado em série para medir a corrente que passa por uma aparelho. Ele deve ser ligado em série com a lâmpada.

3

Para medir a corrente total do circuito, ele deve ser ligado em série na entrada do circuito (na ''fase'') ou na saída do circuito (no ''neutro'').

4

Vamos analisar cada uma das alternativas.

5

Alternativa A: Falsa. O voltímetro não consegue medir a tensão na geladeira, pois está ligado em série com ela.

6

Alternativa B: Falsa. O amperímetro não consegue medir a corrente da lâmpada, pois ele está ligado em paralelo com ela.

7

Alternativa C: Falsa. O amperímetro não consegue medir a corrente da lâmpada, pois ele está ligado em paralelo com ela.

8

Alternativa D: Falsa. O primeiro amperímetro não consegue medir a corrente do circuito, pois ele está ligado em série com o circuito, unido a ''fase'' e o ''neutro''.

9

Alternativa E: Verdadeira. O voltímetro conseguir medir a tensão na geladeira, pois está ligado em paralelo com ela. O amperímetro consegue medir a corrente que passa pela lâmpada, pois está ligado em série com ela. E o amperímetro ligado ao ''neutro'' consegue medir a corrente que passa pelo circuito , pois está ligado em série com ele.

10

A Resposta é a Letra E.

enviado por Carlos Humberto de Oliveira em

quanto isto lhe ajudou ?