média de 0 em
0 avaliações

Verificação do circuito em que ambos os interruptores ligam e desligam uma lâmpada independente da posição do outro

Para ligar ou desligar uma mesma lâmpada a partir de dois interruptores, conectam-se os interruptores para que a mudança de posição de um deles faça ligar ou desligar a lâmpada, não
importando qual a posição do outro. Esta ligação é conhecida como interruptores paralelos. Este interruptor é uma chave de duas posições constituída por um polo e dois terminais, conforme mostrado na Figura do Enunciado de um mesmo interruptor. Na Posição I a chave conecta o polo ao terminal superior, e na Posição II a chave o conecta ao terminal inferior.

O circuito que cumpre a finalidade de funcionamento descrita no texto é:
As Alternativas de resposta estão nas Figuras de Resposta.

Figura do Enunciado
Figura de Resposta A
Figura de Resposta B
Figura de Resposta C
Figura de Resposta D
Figura de Resposta E
1

Cada interruptor tem duas posições, a superior e a inferior.

2

Conforme o enunciado, uma lâmpada será ligada a partir de dois interruptores, que serao conectados de tal forma que que a mudança de posição de um deles faça ligar ou desligar a lâmpada, não importando qual a posição do outro.

3

Vamos analisar cada uma das alternativas.

4

Alternativa A: Falsa. Neste caso, a lâmpada não acende em qualquer situação, pois o circuito não está fechado. Tanto no interruptor da esquerda quanto no da direita, nas duas posições (superior e inferior) não há corrente elétrica passando pela lâmpada, pois o circuito não está fechado.

5

Alternativa B: Falsa. Neste caso, a lâmpada não acende, pois o circuito só fecha quando o interruptor da esquerda e o da esquerda estão na posição inferior. Nestas posições, não passa corrente pela lâmpada.

6

Alternativa C: Falsa. Neste caso, a lâmpada acende somente quando o interruptor da esquerda e o da direita estão na posição superior.

7

Continuação Alternativa C: Se o interruptor da esquerda está na posição superior e o da direita na posição inferior, a lâmpada não acende (ou seja, a posição do interruptor da direita importa).

8

Continuação Alternativa C: Se o interruptor da direita está na posição superior e o da esquerda na posição inferior, a lâmpada não acende (ou seja, a posição do interruptor da esquerda importa).

9

Continuação Alternativa C: Logo os dois interruptores influenciam na lâmpada ficar acesa ou apagada. Não há como a lâmpada acender ou apagar só com um interruptor sem contar com a posição do outro.

10

Alternativa D: Falsa. Neste caso, a lâmpada acende somente quando o interruptor da esquerda e o da direita estão na posição superior.

11

Continuação Alternativa D: Se o interruptor da esquerda está na posição superior e o da direita na posição inferior, a lâmpada não acende (ou seja, a posição do interruptor da direita importa).

12

Continuação Alternativa D: Se o interruptor da direita está na posição superior e o da esquerda na posição inferior, a lâmpada não acende (ou seja, a posição do interruptor da esquerda importa).

13

Continuação Alternativa D: Logo os dois interruptores influenciam na lâmpada ficar acesa ou apagada. Não há como a lâmpada acender ou apagar só com um interruptor sem contar com a posição do outro.

14

Alternativa E: Verdadeira. Se o interruptor da esquerda estiver na posição superior, podemos apagar ou acender a lâmpada com o interruptor da direita, pois a lâmpada só ficará acesa na posição superior.

15

Continuação Alternativa E: Se o interruptor da esquerda estiver na posição inferior, podemos apagar ou acender a lâmpada com o interruptor da direita, pois a lâmpada só ficará acesa na posição inferior.

16

Continuação Alternativa E: Ou seja, independente da posição do interruptor da esquerda, o interruptor da direita pode apagar ou acender a lâmpada.

17

Continuação Alternativa E: Podemos aplicar um raciocínio análogo para provar que independente da posição do interruptor da direita, o interruptor da esquerda pode apagar ou acender a lâmpada.

18

A Resposta é a Letra E.

enviado por Carlos Humberto de Oliveira em

quanto isto lhe ajudou ?