Verificação da quantidade necessária de antenas para se identificar o local onde está um celular

Descrição do Exercício:

Para obter a posição de um telefone celular, a polícia baseia-se em informações do tempo de resposta do aparelho em relação às torres de celular da região de onde se originou a ligação. Em uma região, um aparelho está na área de cobertura de cinco torres, conforme o esquema na Figura do Enunciado.
Considerando que as torres e o celular são puntiformes e que estão sobre um mesmo plano, qual o número mínimo de torres necessárias para se localizar a posição do telefone celular que originou a ligação?
A) Uma.
B) Duas.
C) Três.
D) Quatro.
E) Cinco.

Figura do Enunciado
Figura de Resolução 1
Figura de Resolução 2
Figura de Resolução 3
1

Conforme a Figura de Resolução 1, com apenas uma torre, conseguimos identificar a distância do celular àquela torre. O celular pode estar em qualquer um dos infinitos pontos da circunferência da Figura de Resolução 1.

2

Conforme a Figura de Resolução 2, com duas torres, conseguimos identificar 2 pontos possíveis onde pode estar o celular (nos pontos A e B da Figura de Resolução 2).

3

Conforme a Figura de Resolução 3, com três torres, conseguimos identificar o ponto onde está o celular (no ponto A da Figura de Resolução 3).

4

São necessárias três torres para identificar onde está o celular.

5

A Resposta é a Letra C.

enviado por Carlos Humberto de Oliveira em

quanto isto lhe ajudou ?