Cálculo da quantidade total de cores que podem ser transcritas por um sistema para daltônicos

Descrição do Exercício:

O designer português Miguel Neiva criou um sistema de símbolos que permite que pessoas daltônicas identifiquem cores. O sistema consiste na utilização de símbolos que identificam as cores primárias (azul, amarelo e vermelho).
Além disso, a justaposição de dois desses símbolos permite identificar cores secundárias (como o verde, que é o amarelo combinado com o azul). O preto e o branco são identificados por pequenos quadrados: o que simboliza o preto é cheio, enquanto o que simboliza o branco é vazio. Os símbolos que representam preto e branco também podem ser associados aos símbolos que identificam cores, significando se estas são claras ou escuras.
Folha de São Paulo. Disponível em: www.folha.uol.com.br. Acesso em: 18/fev. 2012 (adaptado).
De acordo com o texto, quantas cores podem ser representadas pelo sistema proposto?
A) .
B) .
C) .
D) .
E) .

1

O designer criou símbolos para identificar as cores azul, amarelo e vermelho e para identificar o branco e o preto. Com estes dois podemos identificar se as cores são claras ou escuras (ou ainda sem a tonalidade de claro e escuro).

2

Além disso as combinações das cores azul, amarelo e vermelho a também são identificadas por este sistema.

3

A quantidade de cores primárias que podem ser identificadas são , i.e., as cores azul, amarelo e vermelho. Estas cores podem ser claras ou escuras, assim temos cores que podem ser identificadas.

4

Com a combinação a de azul, amarelo e vermelho, temos . Estas cores podem ser claras ou escuras, assim temos cores que podem ser identificadas.

5

As cores branco e preto são mais que podem ser identificadas.

6

Assim a quantidade total de cores que podem ser identificadas neste sistema são:

7

A Resposta é a Letra .

enviado por Carlos Humberto de Oliveira em

quanto isto lhe ajudou ?